O que não te contaram sobre o “Dia dos namorados”
Mas em primeiro lugar, qual a origem do dia dos namorados?
Curiosidades sobre o Dia dos Namorados – “Não é só com beijos que se prova o amor”
O que as pessoas esperam nesta data tão importante para os amantes?
Mas em primeiro lugar, qual a origem do dia dos namorados?
Nos Estados Unidos e na Europa o Dia dos Namorados é o dia de “São Valentim”, que é sempre comemorado no dia 14 de fevereiro.
Mas por que se deu esse nome para essa data do Dia dos Namorados?
Um padre Romano chamado Valentim foi condenado a morte por contrariar as ordens do imperador da época. A Monarquia do século III proibiu a realização de casamentos, porque acreditava que homens casados não eram bons soldados.
O padre Valentim acreditava que os casamentos faziam parte do plano de deus para a vida dos homens, assim o padre continuou a celebrar os matrimônios, porém quando foi descoberto, ele foi preso e condenado a morte.
Mas antes de ser preso, ele se apaixonou por uma moça e enviava muitas cartas de amor assinadas “Do seu Valentin”, mas ele acabou sendo morto no dia 14 de fevereiro. Por isso, virou uma tradição enviar cartas de amor nesta data.
Já nos Estados Unidos, uma loja vendeu $ 5.000,00 dólares somente em cartões do Dia dos Namorados! Uma quantia muito elevada para aquela época, desde então a tradição enviar cartões comemoram o chamado “Valentine’s Day” continuou crescendo e no século XX se espalhou pelo mundo todo, fazendo crescer a produção de cartões em massa.
Já aqui no Brasil fevereiro é um mês muito quente e de grande de folia, mês que o país está em pleno carnaval, e muita gente não quer saber de namorar nesta época, e também muita gente viaja e acaba movimentando bastante a economia do país.
Em 1949, o grande publicitário João Dória, pai do nosso atual governador João Dória Junior, que também foi deputado, criou essa data no Brasil como uma estratégia comercial pensada para alavancar as vendas dos comerciantes em junho que era um período de baixa, pensado no dia 12 de junho que é um dia antes do dia de Santo Antônio, que é conhecido com o Santo “casamenteiro”.
O slogan da campanha publicitária de Dória era “Não é só com beijos que se prova o amor”.
Além de ser uma data comercial para vender presentes, o que as pessoas esperam de tão importante neste dia, já que junho é um mês bem propício para a data, já que o clima frio sugere lugares românticos para os casais aproveitam para ficar mais juntinhos, com direito a jantar romântico, troca de presentes, entre outros.
Talvez o seu amor esteja apenas esperando “O pedido”.
Assim começa uma jornada rumo ao grande dia! Feliz Dia dos Namorados!