Dicas de Casamento

Qual a diferença entre Cerimonialista, Celebrante e Mestre de Cerimônia?

Alguma vez você se perguntou qual a diferença entre Cerimonialista, Celebrante e Mestre de cerimônia? Se sim, vou te explicar a função de cada um deles no seu evento, ou apenas para que você possa identificar quando estiver em um.

Nunca mais esqueça, saiba a diferença:

Cerimonialistas são os profissionais que atuam no dia do evento, devendo cuidar da etiqueta (momentos), etiqueta (regras) e da aplicação da etiqueta (convenções sociais) durante a cerimônia e em recepções e banquetes. A equipe cerimonial atua nos bastidores, seguindo um roteiro previamente definido pelo noivo ou noiva na fase de organização por ele mesmo ou pela organizadora do casamento. Muitos funcionários cerimoniais também acumularam funções de consultoria para ajudar os noivos a planejar e organizar este evento. No mesmo dia, a equipe cerimonial supervisionou e coordenou o trabalho dos fornecedores e demais profissionais para que tudo fosse executado de acordo com o contrato e resolvesse eventuais imprevistos sem afetar o bom andamento do incidente. A Cerimonialista é a pessoa ou equipe responsável pela organização protocolar do evento, podendo ser até mesmo a empresa de Assessoria e Cerimonial do casamento.

O Celebrante desempenha um papel na celebração do casamento, ou seja, quando o casamento é celebrado e marca a união dos noivos, é responsável pela união do casal com ou sem efeito civil e roteiro da cerimônia. Quando o casal quer uma cerimônia personalizada e fora da igreja sendo uma celebração simbólica com O anfitrião pode ser um juiz de paz (um magistrado habilitado para o casamento civil), pertencer a uma religião específica (padre, padre, rabino, etc.) autoridade religiosa escolhida pelo casal, ser universal (realiza celebrações religiosas mas não ter uma religião específica) ou ser agnóstico (Nenhum) está associado a religião ou crença). Os celebradores religiosos geralmente seguem os roteiros predefinidos da igreja a que pertencem. Por outro lado, celebradores ecumênicos e agnósticos farão atividades personalizadas e seguirão alguns rituais simbólicos para destacar o significado e a importância deste momento. Nem todos os anfitriões realizam cerimônias diligentes no registro ou fora da igreja.

O Mestre de Cerimônia conhecido como MC, é um orador, um profissional para um evento solene, público ou particular, profissional responsável por anunciar por microfone as programações, pontos turísticos e palestras dos eventos e que faz entradas apresentações pontuais em um evento conduzindo para os anfitriões. Os MCs devem permanecer neutros, realizar performances formais, lineares e discretas que chamem a atenção dos convidados para as atrações pré-determinadas e não para eles próprios. No casamento, ele costuma trabalhar durante a recepção, trabalhando de acordo com um roteiro de cerimônia pré-determinado, mas também há profissionais que apoiam a cerimônia com o oficiante. O mestre de cerimônias deve ter uma boa voz, bem como discurso e leitura impecáveis.

Obrigada por acompanhar até aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?