Saiba o que são eventos híbridos e por que esta junção entre o modelo presencial e virtual é uma boa escolha para a seu evento
Com o cancelamento de feiras, eventos e casamentos no primeiro semestre do ano, e a incerteza de medidas para prevenir as aglomerações após a pandemia do Coronavírus (Covid-19), os organizadores de eventos estudam estratégias para construir novos modelos de negócios para o setor. A solução deve coletar informações de diferentes maneiras e por meio do desenvolvimento de tecnologia. O investimento em tecnologia pode garantir a persistência do “fator humano”, que é o elemento básico das atividades de recuperação.
“Acreditamos que depois da pandemia, haverá uma necessidade de comunicação humana. Do lado pessoal e social, devemos comemorar o fim do isolamento e retomar a vida e do ponto de vista corporativo, realmente precisaremos retornar ao networking pessoalmente, trocas reais, físicas, pessoais. Será um tempo de conhecimento e relacionamento presencial e discussões sobre novos temas e tendências. Essa recuperação deve ser gradativa e trazer mudanças fundamentais em eventos corporativos e sociais. Veremos encontros mais mistos, incluindo híbridos presenciais e virtuais, onde o investimento em tecnologia é fundamental para trazer soluções que humanizem essas conferências, como a participação de palestrantes por meio da holografia ou apenas a transmissão on-line.”
Saiba a diferença:
Presencial: Eventos que acontecem com 100% das pessoas presentes no local do evento. Considere as pessoas, os participantes, os palestrantes, expositores e todos os envolvidos na execução do evento.
Híbrido: Eventos que acontecem parte presencialmente e parte virtualmente. Sejam com participantes a distância, seja com palestrantes a distância.
Virtual: Eventos que acontecem 100% das pessoas participando virtualmente, via tecnologias digitais.
Mas, este negócio não é tão novo assim quanto parece, muitas pessoas já haviam aderido os eventos híbridos antes mesmo da pandemia. Vou te explicar um pouquinho como são esses eventos, e você vai me dizer se já participou de um ou apenas ficou sabendo que existia.
Mas enfim, o que é um evento híbrido?
Por definição é um evento misto de combinação presencial, virtual e on-line, onde participantes se mesclam entre físicos e virtuais. Este modelo de evento já foi muito utilizado anteriormente no mundo corporativo e até mesmo em casamentos.
E como ficam os casamentos com essas novas tendências de transmissão on-line, como podem acontecer sem gerar novos custos ao casal? Para os noivos, por exemplo, casais que moram em outro país e não podiam ter convidados presencialmente morando do outro lado do mundo, faziam essa transmissão simultânea da celebração pelo Youtube, por exemplo. Já vimos muitos casamentos assim não é mesmo?!
Antes mesmo da pandemia, alguns casais já estavam contratando este tipo de serviço. Principalmente para “Destination Weddings”, mas uma questão que às vezes não passava pela cabeça das noivas, elas não tinham essa ideia. Todas que contrataram este serviço relataram a experiência maravilhosa de feedback dos convidados que não puderam comparecer ao casamento e puderam assistir todo o momento da cerimônia ao vivo virtualmente. Isso despertará nos noivos o querer trazer mais para perto do seu evento, aquelas pessoas que realmente não poderão participar fisicamente. A aposta forte é que nos eventos híbridos que já eram muito utilizados em eventos corporativos, agora foram aderidos pelos casamentos. Os canais para isso podem ser os mais diversos, como o google meet, zoom, live de youtube, de Instagram, ou seja, da forma como o casal preferir.
Hoje podemos contar com mais tecnologias para nos auxiliar nessa transmissão, a pandemia pôde acelerar essa utilização e aumentar as possibilidades de transmissão de eventos on-line e permite a criação de vários modelos de eventos mistos ou neste caso chamados “híbridos”.
Essa tendência de mercado cresceu muito, a ponto de ter expandido o setor de eventos em proporções jamais vistas, e fez com que os eventos presenciais se tornassem virtuais em tempos pandêmicos, não deixando de executar eventos importantes anuais como feiras, exposições especiais em museus como a exposição “Deus do Egito” que aconteceu no primeiro semestre de 2020 no Banco do Brasil em São Paulo, além de congressos e conferências.
Um outro exemplo inovador que aconteceu neste setor foram as feiras virtuais, que fizeram uma super inovação em como expunham seus fornecedores e patrocinadores envolvidos, tiveram que se reinventar aderindo aos eventos híbridos, e essa inovação abriu novas portas para tecnologias que pareciam tão distantes da nossa realidade. Tivemos que nos reinventar, pensar em como venderemos ingressos para esses eventos híbridos, e como seria a experiência virtual do participante, ou como o convidado poderia vivenciar a “tal feira” virtual, e como aumentaremos a realidade um modelo que não estávamos acostumados.
E como ficam os casamentos com essas novas tendências, como podem acontecer sem gerar novos custos ao casal?
Pois bem, as dificuldades aparecem, mas as pessoas se transformaram em verdadeiros profissionais, a resiliência do setor de eventos criou profissionais e adaptou os equipamentos para a nova realidade, proporcionando a todos os envolvidos uma experiência incrível e emocionante como as lives assistidas do conforto do nosso próprio lar.
Não há nada comparado ao “boom” de eventos híbridos nesses tempos, essa novidade já era utilizada, mas pouco conhecida e com recursos ainda limitados, havia apenas uma ou duas plataformas conhecidas que eram popularmente usadas para esse modelo de evento.
Hoje temos fornecedores capacitados e especializados apenas em eventos híbridos, um setor que cresceu 200% somente neste período e que aumenta a cada trimestre a adesão de novos clientes a este modelo de evento disponível, o que permite que os eventos sejam realizados dentro das novas regras permissão de realização e de distanciamento social até que tudo volte ao nosso “novo normal”. Essa segurança que os eventos híbridos nos proporcionam, são a base para mantermos os eventos anuais acontecendo, como atualizações ou lançamentos de produtos, palestras, e até mesmo colações de grau de escolas e universidades, eventos que não podem esperar mais um semestre ou mais um ano para acontecer.
Esse modelo de evento híbrido foi a solução para realização de eventos deste setor, os casamentos também aderiram a “hibridização”, ou seja, foram transformados em eventos mistos, com a redução obrigatória de número de convidados, os noivos se viram obrigados a hibridizar o seu sonho. Uma vez que adiar o casamento por mais um ano aumentaria consideravelmente o orçamento disponível e já gasto pelo casal, também perderam a data mais uma vez. Alguns casais ainda esperam pela normalização da nossa situação atual, mas já pensam em disponibilizar o casamento também de forma virtual para seus convidados e essa possibilidade aumenta “geograficamente” a inclusão de novos convidados na lista de espectadores virtuais no evento criando mais expectativas para aqueles que não poderiam de maneira alguma estar presentes.
Para que tudo isso aconteça, uma equipe de profissionais capacitados e especializados deve ser contratada, além de uma plataforma de transmissão ao vivo e um link de internet dedicado somente a este evento, e o mais importante de tudo os eventos não podem se tornar propagadores do vírus, portanto o principal é manter o distanciamento entre todos os envolvidos, e continuar com todas as recomendações que já sabemos. Lembrando que atualmente estamos autorizados a realizar eventos com 25% de sua capacidade e essa equipe técnica presencial deverá ser testada para Covid-19 para poder executar aquilo que foi contratado pelo cliente.
Já existem também espaços fixos preparados para receber clientes corporativos e transmitir esses eventos, assim como os espaços para eventos sociais já estão se preparando para atender essa demanda de casamentos “hibridizados”. Essa nova tendência veio sim para ficar, e cada vez mais os eventos serão disponibilizados nesse modelo híbrido, existe uma grande demanda para os próximos anos e os profissionais de eventos estão se capacitando para atender todos os eventos com perfeição.
Assista o vídeo no Youtube: